.:| Neguinha Suburbana |:.
Coisas da vida, artesanato, fotografia e meio ambiente

Versão 3.2/2008: Tudo na vida é uma questão de prioridade, comedimento e tolerância.
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Viva Cosme e Damião!






Lá no céu tem três estrelas
Todas elas são pequeninas
Lá no céu tem três estrelas
Todas elas são pequeninas
Duas são cosme e damião
a outra é mariazinha











Quando eu era criança, esse era um dos dias mais aguardados do ano, quase tanto quanto o dia das crianças. Eu ia pra casa de uma amiga da escola, que morava em Vista Alegre, e juntas saíamos à tarde, na companhia de sua mãe e seus irmãos, em busca das guloseimas que eram oferecidas pela grande maioria dos vizinhos. Minha mãe espalhava defumadores pela casa. Eu entrava em centros de umbanda e candomblé como se estivesse em casa, e estava. Todos entravam. [Pensando nisso, hoje, me parece que a tolerância religiosa era bem maior. Aliás, o que me parece é que quando eu era criança ninguém classificava ninguém de acordo com a religião. Mas pode ser que eu tenha essa impressão apenas porque era uma criança, não classificava ninguém, e achava que todo mundo era assim.]
No dia 27 de setembro o que interessava eram os doces, aquele saquinho encantado de onde saíam as melhores guloseimas do mundo. Suspiro, doce de abóbora, balas e mais balas, pirulitos, "cocô de rato". Menos maria mole. Maria mole eu não gostava e trocava por "cocôs de rato". E era saquinho que não acabava mais. Era doce pra um mês, mas eles só duravam alguns dias.
Aqui, neste lado do túnel onde moro há alguns anos, me parece que não há essa tradição, que deve ter sido trocada pelo "halloween". Eu gostaria que meus filhos, se eles vierem algum dia, eu gostaria mesmo que eles pudessem passar os dias 27 de setembro do lado de lá.

Ah sim, pelamordedeus, alguém me arruma um saquinho de doce? Unzinho só, por favoooooooooor!


Só quem acredita, vê
Essa vida é um doce
Mesmo se não fosse, eu seria assim
Sou menino brincalhão
encontrei a chance bem ao meu alcance
e agarrei prá mim (eu dou...)

Doum, viva Cosme e Damião (Doum)
Doum, viva Cosme e Damião
(viva Cosme e Damião)
Viva Cosme e damião, Doum
Doum, viva Cosme e Damião

O que importa é que a gente miúda
me trouxe ajuda quando precisei
O que prego nas minhas andanças
é que só as crianças me ditam a lei
Assim me sinto protegido, ungido
com a viscosidade de fé
Sua benção é presença imensa
que vença com a crença
quem tem seu axé (eu dou...)

A vida tão amargurada
essa gurizada me fez renascer
Hoje sou cobra criada, salva e beijada
Falange de Erê
27 de setembro eu sempre me lembro
não esqueço de dar
cocada, passoca, suspiro, pipoca
bolo, bala, bola, cuscuz e manjar (eu dou...)

(Falange do Erê - Jorge Carioca, Arlindo Cruz e Aluísio Machado)

Marcadores: