.:| Neguinha Suburbana |:.
Coisas da vida, artesanato, fotografia e meio ambiente

Versão 3.2/2008: Tudo na vida é uma questão de prioridade, comedimento e tolerância.
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Neguinha Suburbana também é gastronomia!
















Como parte da reorganização da minha vida, coloquei como uma das metas testar uma receita nova por mês, além das variadas semanais (porque ninguém agüenta arroz com feijão todo dia, embora seja delicioso).

Quando estávamos em SP vimos o Olivier Anquier ensinando uma receita de frango que nos pareceu muitíssimo interessante, e eu fiquei ansiosíssima para experimentar.

Esta semana me aventurei. A receita foi testada e aprovada, com pequenas modificações, claro.

Publico abaixo a receita original com as minhas adaptações em itálico:

Frango à Indiana no Olivier Anquier, com adaptações da Flávia Rocha

Ingredientes:

• 4 filés de frango (eu usei meio kg de filé de peito picadinho)
• 1 copo de iogurte
• 1 colher de sopa de hortelã picado
• 2 dentes de alho picados (eu coloquei mais, hihi)
• 1 colher de chá de gengibre ralado
• 2 maçãs verdes (usei só uma)
• 2 tomates picados
• ½ pimentão vermelho fatiado
• ½ pimentão amarelo fatiado
eu coloquei, além disso, um pimentão verde pequeno (o Olivier não gosta do pimentão verde porque ele diz que a gente se lembra dele por vários dias, e embora eu concorde com ele, eu adoro, então coloquei)
• 1 colher de sopa de curry (coloquei umas 3, porque o MM adora e realmente fica bem mais gostoso)
• 1 pitada de canela em pó
• 500 ml de leite de coco (eu coloquei só uma garrafinha de 200ml e já foi suficiente; o leite de côco tira o gosto de todo o resto)
• ½ cebola picada
• 50 ml de azeite
• 4 xícaras de arroz cozido (ignorei o arroz dele e fiz outro, portanto ignore os ingredientes abaixo, exceto o sal e a pimenta; ver meu arroz abaixo)
• 1 cenoura ralada
• 1 xícara de salsa picada
• 50 g de manteiga
• 50 g de uvas-passas
• sal e pimenta a gosto

Prepare os filés assim:
• Tempere os filés com sal, pimenta e iogurte; (isso mesmo, eles ficam de molho no iogurte e ficam DELICIOSOS depois de grelhados)
• Grelhe os filés de frango no azeite;
• Retire e reserve;
• Na mesma panela, doure o alho e a cebola;
• Junte as maçãs picadas, a canela, o tomate, pimentão, gengibre, leite de côco e o curry; (bom, aí faça nesta ordem: coloque os pimentões e deixem eles cozinharem bastante com um pouquinho de água; quando ficarem bem bem bem macios, coloque os tomates; quando os tomates derreterem, coloque as maçãs, o gengibre e o curry; deixe ferver e aí coloque o leite de côco; coloque sal e pimenta – é possível que você tenha vontade de colocar um pouco mais de curry neste momento: vá em frente.)
• Coloque os filés e o hortelã, e cozinhe por 5 minutos.

Prepare o acompanhamento assim (arroz colorido):
• Refogue a cenoura e a uva-passa na manteiga até ficarem macias;
• Junte o arroz e a salsa;
• Sirva com os filés de frango e o molho.

O meu arroz eu fiz assim:
• Cozinhe o seu arroz normalmente.
• Como eu não dispunha de muitos legumes em casa, eu optei por misturar uma latinha de seleta de legumes.
• Misture umas duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado.
• Depois de bem misturadinho, coloque umas colheres de creme de leite, só pra ficar molhadinho. Eu garanto, fica uma delícia.

A aparência do prato não fica lá essas coisas (e a foto que eu tirei também não ajuda nada), mas o gosto, eu garanto, é divino. Fiz um panelão achando que ia ter comida pra dois, dias, mas foi praticamente tudo pros nossos estômagos. E olha que eu nem gosto muito de curry, mas esse frango ficou de dar água na boca (só de pensar fiquei aqui triste porque não tem nem um restinho na geladeira...).

Já estou pensando o que vem por aí no mês que vem.

Marcadores: , ,