.:| Neguinha Suburbana |:.
Coisas da vida, artesanato, fotografia e meio ambiente

Versão 3.2/2008: Tudo na vida é uma questão de prioridade, comedimento e tolerância.
terça-feira, 29 de maio de 2007
Não me diga...
Jornal "O DIA" de 24/05/2007

24/5/2007 02:12:00

Faetec no fundo do poço


Denise Oliveira

Rio - Em um ranking das escolas técnicas estaduais, o Rio de Janeiro só alcançaria o 7º lugar, ficando atrás até do Acre. A avaliação é do presidente da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), Nelson Massini, que participou ontem de audiência pública na Assembléia Legislativa (Alerj). O quadro traçado é dos mais desoladores: carência de professores, laboratórios desativados, equipamentos obsoletos, diplomas sem chancela de universidade. "Sei tudo o que está errado, mas estou inoperante. O estado está numa situação terrível", disse Massini.

Para reverter o quadro, Massini pretende apresentar um projeto tirando da Faetec os ensinos Infantil e Fundamental, o que permitiria mais investimentos nos ensinos Médio e Técnico. Segundo ele, a falta de recursos afeta o dia-a-dia da Fundação. "Estamos devendo R$ 90 mil ao Diário Oficial e não conseguimos nem publicar a nomeação dos novos diretores", contou. Na Faetec hoje, nem para roubar dá porque não tem dinheiro para nada", exagerou Massini. Atualmente, faltam 266 professores na rede da Faetec.

"Não temos professor de Matemática e o de Biologia demorou um mês para aparecer", disse Jessica de Souza, 15 anos, aluna do curso de Eletrotécnica da Escola Técnica Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, onde faltam 9 professores.

Em relação ao Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), Massini espera para esta semana a publicação do decreto para a contratação de professores. O presidente da Comissão de Educação, deputado Comte Bittencourt, disse que vai pedir ao Conselho Estadual de Educação a transformação da Uezo em instituto superior tecnológico. "A realidade da Uezo é de curso tecnológico de nível superior", afirmou. Comte também vai entrar com representação no Ministério Público de Niterói sobre a falta de professores estaduais nesse município.

Marcadores: ,