Na
Scientific American Brasil de agosto tem matéria sobre o impacto que as séries no estilo CSI estão tendo sobre a ciência forense no Brasil. Dentre outras coisas, o texto fala do aumento da procura pelos cursos de perícia nas universidades e explica o
status da ciência no nosso país.
Promotores, juízes e policiais reclamam do que acreditam ser o efeito CSI, segundo o qual os jurados estariam com expectativas irrealistas por provas físicas em quantidade e qualidade por conta de sua exposição a séries televisivas populares sobre investigação criminal.Ainda não foi provada a existência de tal efeito nos tribunais. Mas os seriados da TV desencadearam aumento na coleta de provas físicas, o que acarretou problemas de armazenamento e de falta de funcionários.Bom saber que eu não sou a única louca!
Você pode ler a matéria na íntegra
AQUI.
----------------------------------
Poucas páginas após a reportagem havia a propaganda de uma nova revista, lançada pela mesma editora, com o título mais "chama-F." do mundo:
Ciência Criminal. Pois ontem eu comprei a danada da revista, e não é que ela é bem interessante??
O primeiro número fala de como são os cursos de perícia criminal, fala sobre os distúrbios psicológicos que o confinamento isolado traz e mais um monte de informações interessantes para o público em geral. E obviamente, há matéria sobre o efeito CSI. Ah sim, traz duas páginas sobre
seis joguinhos online* muy divertidos, desde a análise de cenas de crime até resultados de autópsias! Prato cheio para CSI-maníacos.
E o melhor: praqueles que não acompanham a programação da TV, há um quadrinho muito útil com todos os horários de todos os programas do estilo. MM vai A-DO-RAR!
(rs)Visite o site da revista
AQUI.
------------------------
Joguinhos (links):-
Autopsy of a murder-
Computer Forensics Jeopardy-
Fingerprint Game (para crianças!)
-
Interactive Investigator-
The Virtual Autopsy-
Waking the dead