.:| Neguinha Suburbana |:.
Coisas da vida, artesanato, fotografia e meio ambiente

Versão 3.2/2008: Tudo na vida é uma questão de prioridade, comedimento e tolerância.
sábado, 4 de março de 2006
A bruxa tá solta!
Depois do incêndio o Labvert da UFRJ, agora é a vez do Departamento de Ecologia da UERJ. Estou absolutamente perplexa com tudo isso. É muito mais doloroso quando acontece perto da gente ou com pessoas que a gente preza e que foram importantes para a nossa formação. Até quando isso vai continuar???

Homens se passam por alunos e invadem Instituto
Ana Paula Verly

Dois homens armados assaltaram na noite de quinta-feira o Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã. Os ladrões amarraram e amordaçaram um pesquisador, arrombaram as portas de quatro laboratórios e a da secretaria e fugiram com equipamentos sem levantar suspeita entre os dois vigias da saída do Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, o Haroldinho, onde fica o instituto. Segundo a polícia, como em casos recentes ocorridos no campus, os bandidos foram confundidos com alunos. O assalto foi o quinto registrado em universidades do estado nos últimos quatro meses.
Brancos, bem-vestidos e aparentando cerca de 20 anos, os assaltantes entraram no edifício às 18h, quando poucas pessoas circulavam pelo local. O pesquisador Paulo Queiroz, associado à Uerj, abriu a porta para os ladrões, que tocaram o interfone, e foi rendido. Ele ficou deitado com a face para o chão durante 30 minutos, enquanto os bandidos arrombavam com pontapés as portas de compensado e reviravam as salas.
- Eles perguntavam pelos laptops. Como não havia, levaram os objetos valiosos que podiam carregar - disse Helena Bergalo, decepcionada com o seu primeiro dia como diretora do Departamento de Biologia.
Segunda-feira será concluído o inventário do roubo. O professor Carlos Frederico Rocha contabilizava ontem algumas perdas, entre elas um monitor de plasma, um aparelho de GPS e um binóculo: um prejuízo de R$ 4 mil. Ao ser arrombada, a porta do laboratório multiuso desabou sobre materiais e equipamentos, que também podem ter sido danificados. O barulho chamou a atenção da professora de genética Gisele Lobo, que viu um homem desconhecido no corredor, na hora do roubo.
Segundo Helena, nove docentes e 60 estagiários, além dos faxineiros de uma empresa terceirizada, trabalham no instituto. Para ela, o controle das duas entradas do edifício, cada uma com uma câmera de monitoramento que não registra as imagens, deveria ser mais rigoroso.
- O trânsito é livre. Já pedi à reitoria a instalação de catracas, mas alegaram que não há verba - reclama a diretora, que enviará novo pedido.
A professora Sônia Barbosa também se sente insegura. Segundo ela, há um mês a porta de outra sala do Haroldinho foi arrombada. No segundo semestre de 2005, policiais da 18ª DP (Praça da Bandeira) prenderam dois bandidos que, disfarçados de alunos, assaltavam freqüentadores da Uerj. Um deles é filho de um funcionário.
No início de fevereiro, quatro homens armados roubaram equipamentos do Instituto de Artes e Comunicação Socia l (Iacs), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Em janeiro, o coordenador da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Rio (UFRJ) foi assaltado dentro da sala de aula, no campus da Praia Vermelha, na Urca. Também este ano, a UniCarioca, no Rio Comprido, foi alvo de ladrões. Em novembro passado, um ladrão amarrou e amordaçou uma professora no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), da UFRJ.