.:| Neguinha Suburbana |:.
Coisas da vida, artesanato, fotografia e meio ambiente

Versão 3.2/2008: Tudo na vida é uma questão de prioridade, comedimento e tolerância.
quinta-feira, 23 de março de 2006
800 anos até conhecermos toda a nossa biodiversidade
Segundo os cálculos de Thomas Lewinsohn, professor titular do Instituto de Biologia da Unicamp, e da equipe de mais de 400 pessoas que ele coordenou, seriam necessários 8 séculos para que a gente conseguisse catalogar todas as espécies do nosso país, mantida a velocidade atual.

Esta e outras informações acerca da Biodiversidade brasileira estão no livro Avaliação do conhecimento da biodiversidade brasileira, que vai ser lançado agora, ainda durante a COP8 em Curitiba.

Segundo matéria d'O Globo, Lewinsohn afirma que "no ritmo atual é impossível terminar esta tarefa porque boa parte das espécies ainda desconhecidas desaparecerá antes. A região neotropical, onde está o Brasil, é a menos conhecida do planeta. Isso significa uma tarefa quase sem fim. Por isso é indispensável estabelecer prioridades".

Ele aponta também a importância das espécies menos carismáticas e dos microorganismos, sempre deixados para segundo plano, mas com papel crucial dentro do ecossistema (alguns são pragas agrícolas, por exemplo).

A matéria na íntegra pode ser lida AQUI.
_________________________________________
PS.: Só um evento como a COP8, acontecendo pela primeira vez no Brasil, pra fazer os jornais brasileiros publicarem matérias interessantes sobre a Ciência do nosso país, ao invés de ficarem só copiando os artigos das agências internacionais. Vai ver é porque ninguém quer se dar ao trabalho mesmo.