.:| Neguinha Suburbana |:.
Coisas da vida, artesanato, fotografia e meio ambiente

Versão 3.2/2008: Tudo na vida é uma questão de prioridade, comedimento e tolerância.
segunda-feira, 14 de novembro de 2005
Não tenha medo da febre maculosa!
Se você tem pavor, de mato, odeia carrapatos e acha que vai morrer de febre maculosa se for passear na serra, você deveria ler a matéria do Eco!

Pobres carrapatos
Carolina Elia
12.11.2005
Em meio a cassações, CPI’s e Campeonato Brasileiro, um carrapato conseguiu destaque nos principais jornais do Brasil. Não fez por menos. Matou duas pessoas que se hospedaram na pousada Capim Limão, em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro na primeira quinzena de outubro e outras três em São Paulo. Os óbitos poderiam ter sido evitados se os médicos das grandes cidades não estivessem tão desacostumados às doenças do mato.

Existem centenas de espécies de carrapatos no Brasil, mas poucas transmitem a bactéria Rickettsia rickettsii, propagadora da febre maculosa cujos sintomas são parecidos com os de leptospirose e dengue hemorrágica: dor de cabeça, febre alta, fadiga e placas vermelhas pelo corpo. A doença pode ser curada com antibióticos, mas se não for diagnosticada e tratada corretamente leva à morte.

(...)

Ainda assim, não há motivo para pânico. Carrapato se pega, mas também se tira e mata. Quando bate a fome, o bicho se posiciona na ponta de folhas e gramas e ao perceber a aproximação de um vertebrado levanta as garras dianteiras para se agarrar à presa assim que ela passar. Carrapato não pula. Para pegar é preciso entrar em contato direto com ele. E uma vez que ele começa a se alimentar do sangue da vítima, que pode ser desde um cachorro a um ser humano, ele não troca de prato. Não acaba a refeição no lombo de outro vertebrado.

(...)

Carrapatos são perigosos e viraram pragas em algumas regiões por desequilíbrios ambientais causados pelo homem. Há dois anos, houve um surto em uma cidade do Espírito Santo onde um campo de futebol era usado como pasto à noite. O foco foi descoberto e a praga controlada. O que não vale é ficar com medo de mato.

A reportagem na íntegra está aqui, e eu acho muito importante você ler!