.:| Neguinha Suburbana |:.
Coisas da vida, artesanato, fotografia e meio ambiente

Versão 3.2/2008: Tudo na vida é uma questão de prioridade, comedimento e tolerância.
segunda-feira, 3 de outubro de 2005
H. pylori tá em todas!
A amiga Crib mandou por email hoje de manhã (todo mundo mobilizado, hahaha!):

03/10/2005 - 09h37m
Australianos ganham prêmio Nobel de Medicina por trabalho sobre úlcera


ESTOCOLMO - Os australianos Barry Marshall e Robin Warren ganharam o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2005 pela descoberta de uma bactéria que causa gastrite e úlcera estomacal, informou nesta segunda-feira a Assembléia do Nobel do Instituto Karolinska, de Estocolmo.

"Eles realizaram a descoberta de que a inflamação no estômago assim como a úlcera são resultado de uma infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori", disse o Instituto, ao anunciar os vencedores do prêmio de US$ 1,29 milhão.

A identificação da bactéria, em 1982, é considerada um dos episódios científicos mais relevantes dos últimos 25 anos.

Com os estudos realizados pela dulpa australiana demonstrou-se que os pacientes poderiam ser curados apenas erradicando-se a bactéria do estômago.

"Graças à descoberta pioneira de Marshall e Warren, a úlcera péptica já não é mais uma enfermidade crônica, mas uma doença que pode ser curada com um breve uso de antibióticos e inibidores da produção de secreção ácida", explicaram os organizadores do prêmio.

A bactéria causa mais de 90% das úlceras duodenais e até80% das gástricas. Cerca de dois terços da população mundial são afetados pela H. pylori, mas a maioria nunca sofre os sintomas. Ela predispõe ao câncer de estômago, quea segunda maior causa de mortes por câncer.

Marshall nasceu em 1951, em Kargoorlie, e atua como professor de microbiologia da Universidade de Western. Seu colega laureado, Warren, nasceu em Adelaide, em 1937, e exerceu a medicina até 1999, no Royal Hospital, de Perth.

Na terça-feira, será anunciado o ganhador do Nobel de Física. No dia seguinte, será a vez do prêmio de Química. O vencedor do Nobel da Paz será conhecido na sexta-feira. Na próxima semana, saem os de Economia e Literatura.

Os prêmios serão entregues em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, fundador do evento.