.:| Neguinha Suburbana |:.
Coisas da vida, artesanato, fotografia e meio ambiente

Versão 3.2/2008: Tudo na vida é uma questão de prioridade, comedimento e tolerância.
terça-feira, 9 de agosto de 2005
Morro do Diabo n'o Eco

Saiu no domingo:

Viva o Diabo
Carlos Secchin

O título assusta e o lugar é longe e quente: Parque Estadual do Morro do Diabo, cujo nome não faz justiça ao que nossa equipe viu e experimentou. Falo em nome de três ambientalistas amigos, que empreitaram de carro a distância de 200 km de Maringá, no Paraná, até a cidade de Teodoro Sampaio, em São Paulo, na região conhecida como Pontal de Paranapanema. No mapa, é a parte em forma de bico no extremo oeste do Estado de São Paulo, onde fica a tríplice fronteira dos estados: Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
(...)
Apesar de tudo, com a redução da floresta original em quase 90%, acabou surgindo uma solução eficiente e produtiva através de projeto de assentamento. As famílias de agricultores passaram a contar com a orientação de técnicos-agrônomos, com um resultado social e econômico positivo para a região do Pontal. A área do Parque do Morro do Diabo abrange quase 34 mil hectares de mata que, através de convênios com instituições como o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) vem recebendo apoio para mantê-la e até mesmo ampliá-la para a formação de novos "corredores de fauna". No que concerne a fauna, os benefícios são evidenciados pelas manchas de matas remanescentes, ampliadas por assentamentos próximos à reserva do Parque do Morro do Diabo.
(...)
____________________________
O texto na íntegra está aqui. Foi no Pontal que morei de 2002 a 2004, e foi no Morro do Diabo que desenvolvi a maior parte das minhas pesquisas do doutorado. Carlos Secchin conta sua experiência numa captura de onças, coisa tão extraordinária para a maioria das pessoas e que fazia parte do meu dia-a-dia.

A foto é minha, tirada em setembro de 2003, após as filmagens do meu projeto para o especial do IPÊ do programa Repórter Eco da TV Cultura.